Dress Code - Com que roupa eu vou?



 Olá! De volta por aqui no blog.

Alguns detalhes me chamam atenção ao ver alguns flashes sobre o funeral da Rainha. Então fui pesquisar sobre o Dress Code ( código de vestimenta) da família real para o funeral da Rainha Elizabeth II. 

O dress code tem como objeto e função a comunicação através de roupas e acessórios para ocasiões, empresas, eventos e situações específicas como casamentos, formaturas, premiações, apresentações, etc... E está presente em todas as áreas desse esporte até mesmo à família real. Uma forma adequada de se vestir e comunicar. Ele auxilia e direciona naquela situação de não se sentir deslocado, exagerado ou estar simples demais.  E existem formas criativas para tal respeitando o estilo e sendo autêntico com ajuda de profissionais .


Um dos acessórios comuns discretos mas presentes é o véu de luto:  simbólico e prático, pois é usado por aqueles que estão em processo de luto por um ente querido.  Eles geralmente são feitos de renda, tule ou material de rede fino que permite que uma pessoa veja através dele.


Véus de luto são uma parte fundamental do traje fúnebre real.


O propósito prático de um véu de luto é esconder o rosto, a fim de fornecer privacidade extra para aqueles que estão chateados ou chorando.  Para figuras conhecidas como a realeza, o véu de luto também protege a pessoa dos fotógrafos.


No caso da rainha Elizabeth II, é tradição que os familiares enlutados da família real usem um véu de luto em um funeral de estado.


 Os véus de luto, no entanto, não se limitam apenas à realeza.


A primeira-dama Jacqueline Kennedy usou um véu de luto durante o funeral e a procissão fúnebre do presidente John F. Kennedy em Washington, D.C., em novembro de 1963.


 Os véus de luto têm simbolismo e significado únicos que remontam aos dias do Novo Testamento da Bíblia, disse Lily Wilson, proprietária da Veils by Lily em Kimmswick, Missouri.


Notoriamente, a rainha Victoria passou 40 anos vestindo preto em homenagem ao seu falecido marido, o príncipe Albert, como um sinal externo de sua dor.Na era vitoriana, “mesmo os pequenos detalhes de vestimenta indicando em que estágio do luto você está se tornaram muito importantes”, explicou Strasdin. 


Era sinal de riqueza e status poder arcar com todo um guarda-roupa de luto, assim como uma demonstração de conhecimento de todas as regras da sociedade.


A tradição dos véus de luto remonta a vários séculos e tem como base a vestimenta monástica, a peça “era frequentemente considerada uma ‘armadura’ e protegia sua dor do público”.


Ao longo dos anos, o comprimento e o estilo do véu mudaram e os véus mais modernos são “muitas vezes mais curtos e feitos de materiais transparentes”.


Fontes múltiplas.


Vejam algumas imagens: 



Elizabeth II usou um longo véu logo após o falecimento de seu pai, o Rei George VI

Foto: Daily Mirror/Mirrorpix/Getty Images




Diana, princesa de Gales, no funeral da princesa Grace de Mônaco em 1982

Foto: Anwar Hussein/Getty Images

IMG_4940.jpeg

Vestido drapeado de veludo e vestido de meio luto. A loja de departamentos moderna nasceu da popularidade dos estilos de luto.

Foto: De Agostini Editorial/Getty Images




Um vestido de meio luto usado pela rainha Vitória, 33 anos após a morte de Albert

Foto: The Metropolitan Museum of Art




Kate Middleton, princesa de Gales, usava um véu de luto e um broche decorativo enquanto participava de eventos fúnebres na semana passada para a rainha Elizabeth II.  (Getty Images)

Senhoras reais devem usar véus de luto no funeral da rainha



Espero que tenham gostado e em breve teremos mais conteúdos sobre Moda e seus Dress Code! 


Me siga no instagram @danibraitz e @mercadodasalvacaoo



Comentários