Será um tempo de templates?

Olá amigos tudo bem?

Será um prazer falar com vocês por aqui.

E vou refletir sobre alguns incômodos observados no mundo digital.

Quantas vezes você já se sentiu fora da bolha ou transparente onde ninguém te enxerga, por você não fazer parte de um mundo onde a onda vem e todos tentam surfar atropelando profissionais qualificados ou estudiosos e pesquisadores.

Um mundo onde a arte digital acessível a qualquer um hoje em dia,  é revelada a partir de templates, dancinhas e passinhos a partir de modelo e filtros. No mundo do design gráfico, presets, pack de desenhos e flats designs, sites já configurados em templates, postagens templates, aplicativos com templates, dentre outros formatos. Se agora a moda é carrossel nas postagens bora fazer carrossel, ah se surgiu a dancinha tal no tik tok bora fazer, enfim, um mundo de templates onde a criatividade e o pensar assumem seu exercício no rolar dos dedos, para ver qual celebridade ou figura aleatória imitar.

E o mundo de templates das notícias onde você se enquadra no discurso do lado B ou ? Onde estão as discussões saudáveis, os questionamentos, experimentos, a aceitação e o respeito do outro, as tentativas com erros e acertos, como nossos cientistas renascentistas exercitavam em suas descobertas. Mas eles já deixaram o template não é mesmo?

O template está em nossa vida o tempo todo, o modelo a ser seguido para fazer parte de algo ou nunca ficar de fora e se mostrar sempre antenado. O template: sou antenado, veja.

Nino Carvalho em seu blog cita "Seja pela falta de tempo, de criatividade, de ética ou simplesmente por preguiça mental, os profissionais de marketing se deixam levar pela facilidade da produção de massa em um mercado que zela (ou deveria exigir) pela singularidade, encantamento e foco customizado no cliente."

Onde está a criatividade? Onde está a verdadeira personalidade de cada um e seu verdadeiro trabalho, ou valorização do trabalho daquele que pesquisa e tenta inovar em suas soluções. Como há templates para tudo na vida, pra que analisar o que é bom ou ruim? Basta seguir o modelo, o tutorial ou preencher um formulário para receber brindes gratuitos que muitas vezes se perdem nos inúmeros emails de publicidade que chegam também a partir de templates de email list. E por enquanto fico por aqui e vou em busca de mais informaçoes para terminar esse texto, que não segue nenhum tipo de template, nem mesmo ABNT.  


Escrito por:  Kate Patience

Comentários