EXPOSIÇÃO RÉQUIEM 22 - CONVITE....

No intuito de prestar um tributo aos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, realizada no Teatro Municipal de São Paulo, esta exposição fotográfica apresenta uma série de doze retratos alegóricos, em referência direta a algumas das mais importantes pinturas realizadas por Anita Malfatti e Di Cavalcanti, dois expoentes deste evento.

Elaborada de modo colaborativo com Daniela Brito e Gleice Lisboa (produção visual e fotografia), Réquiem 22 foi concebida pelo viés da mimese, em que uma personagem incorpora as telas de Anita e Di em livres interpretações. A concepção destas imagens não se pautou apenas na construção formal das pinturas retratadas, mas, sobretudo, no conteúdo provocativo das imagens, buscando explorar o espírito libertário destes artistas, revolucionários em sua época.

Anita Malfatti se destacou na Semana de Artes de 22 de forma polêmica. Suas obras vigorosas e emotivas se aderiam aos momentos de mudança das vanguardas artísticas européias. Ao expor uma arte genuinamente expressionista, Anita se mostrou uma artista inquieta e inovadora. Dona de uma arte pulsante, deixou perplexa a sociedade da época que não estava apta para assimilar novos valores picturais.

Di Cavalcanti também exerceu um importante papel na Semana de 22. Foi um dos idealizadores e principal organizador da mostra, e criou as peças promocionais do evento: capa do programa e catálogo da exposição. A estética de suas obras abordava a sensualidade tropical do Brasil, enfatizando o universo boêmio e diversos tipos femininos. Sua pintura valorizava os temas de caráter realista voltados à construção da identidade nacional.

A fim de somar uma parcela às comemorações dos 90 anos desta semana histórica, Réquiem 22 se apresenta como uma oração de homenagem a estes dois vultos da Semana de 22, que muito contribuíram para a ampliação da percepção e do fazer artístico no Brasil, bem como para formação de uma distinta cultura nacional.

Valéria Faria



Outras publicações:

Comentários