CURSO DE DESENHO DE MODA - PROJETO CROQUI - link para inscrições


O Projeto Croqui surgiu a partir de um trabalho final realizado no curso de pós graduação em Moda, Cultura de Moda e Artes da Universidade Federal de Juiz de fora  intitulado "Projeto Croqui: O espelho do traço". Tratou-se  de questões relacionadas ao desenho de moda e suas proporções bem como novas formas e expressão e representação do mesmo. Como apresentação prática, explorou-se  o estudo do desenho  na propria peça de roupa. Caso haja interesse o trabalho na integra esta publicado no site da  Escola de Empreendedores ENMODA.
Dando continuidade  a esse trabalho surgiu a oportunidade de desenvolver um curso de extensão na UFJF, explorando de forma prática e artística a questão do desenho de moda direcionado à fabricação e criação de peças do vestuário e acessórios e planejamento de um coleção. 
No  desenho para moda apresentam- se 3 formas básicas de expressão: o croqui, o desenho de moda e a ilustração e Moda. No primeiro trabalhamos com idéias, rascunhos, esboços explorando o briefing, sem trabalhar muitos detalhes, no segundo são avaliados as proporções, representação de texturas, panejamentos, e detalhes técnicos da roupa, e na ilustração de moda, como apresentado na figura acima a atitude e a qualidade de finalização e tratamento  artístico é considerada principalmente quando trata-se de conceitos e atitudes para peças de catálogos, publicidade, revistas etc... 

O Projeto Croqui: Desenho e Criação em Moda  tenta unir as tres situações de forma que elas se integrem harmonicamentee dentro dos princípios da expressão de um desenho de moda. 

"O desenho assume vários papéis no processo do Design de Moda: ele participa na
concepção, na expressão, na proposição de idéias e conceitos, na materialização do
produto e finalmente na interpretação do mesmo. Por meio de formas, volumes, texturas,
movimentos e suas inúmeras inter-relações, o Design de Moda incorpora valores culturais
nos objetos que produz e gera canais de identificação social e comunicação não-verbal de
realidades e tendências comportamentais. As peças de roupa passam a fazer parte do
universo de expressão visual, no qual o homem modela, recria e inventa imagens de si
próprio. Nesse sentido, o suporte inicial para a roupa passa a fazer parte dessa imagem
geral. O corpo humano também é recriado e modelado de acordo com os mesmos valores e
contextos em que está inserido, misturado e confundido nas relações entre formas, volumes
e movimentos, revelando as percepções individuais e coletivas do ser e do parecer."

( Trecho da tese de Mestrado de Luciano Gragnato - da Universidade Anhembi Morumbi - Título: O Desenho no Design de Moda)



Ilustração de Moda de Arturo Elena


Comentários