Salve os Oratórios!


Nosso percurso hoje para a produção de mais um trabalho circula pelos oratórios. Assim aponto aqui um breve conhecimento sobre sua origem e evolução. Desenvolvemos hoje, aqui no ateliê um pequeno mimo em oratório rs, que remete á Cultura Indiana, mas para que fiquem por dentro de sua real história, deixo para vocês uma passagem sobre a história de sua origem, retirada  do site Museu do Oratório, e abaixo postamos fotos de nosso s oratórios confeccionado hoje. Espero que gostem e em breve teremos novos produtos.

" Pequenos retábulos de uso particular, os oratórios têm sua origem nos primórdios da Idade Média. Esses utensílios religiosos chegaram à Colônia pelas mãos do colonizador português e se espalharam pelas fazendas, senzalas e residências, tornando-se parte do cotidiano brasileiro.


Inicialmente, a capela concebida para o rei – na época acreditava-se que ele possuía dons divinos – era o local adequado para se fazer orações. Ao longo do tempo, essas capelas evoluíram para o uso particular e passaram a ser freqüentadas por associações leigas.



Inspirando-se nos costumes da realeza, as famílias mais abastadas também passaram a possuir seus próprios altares. Esse costume acabou por se estender até o povo. Revela-se, a partir de então, o desejo de posse de relíquias ou outros objetos de piedade que conferiam aos seus donos segurança e intimidade com o mundo do sagrado.



A partir daí, as imagens pintadas, esculpidas ou xilogravadas de santos protetores proliferaram-se. Muitas vezes, foram guardadas em pequenos altares, buscando-se conferir um ambiente propício para orações e celebrações."









VOCÊ PODERÁ ADQUIRIR AS PEÇAS PELO LINK ABAIXO:

Comentários